sexta-feira, 17 de junho de 2016

Manual de bons modos na Índia

Desde pequenos somos ensinados a usar palavrinhas mágicas para conseguir o que queremos. Com licença, por favor, desculpa e obrigado são termos intrínsecos ao nosso – pelo menos ao meu – vocabulário.

Seja para agradecer o panfleto que recebemos na janela do carro, para pedir guardanapos em um restaurante, para conseguir aquele espaço que você precisa para descer do ônibus...elas estão sempre ali.

Aqui na Índia já percebi que a banda não toca bem assim. É pequeno o número de pessoas que fazem o uso destas palavras tão pequeninas e ao mesmo tempo tão efetivas. Vocês não concordam que é mais fácil soltar um excuse me do que mover dezenas de músculos para suscitar um empurrão?!

Mas é desse jeito que funciona aqui: se alguém te serve, não está fazendo mais do que a obrigação; se você está comprando, está lá porque quer; se você está no caminho, se meteu ali porque quis. Geralmente os indianos estão interessados em saber o que você quer e como quer (e quanto vai pagar por isso!).

É lógico e óbvio que não posso generalizar. Existem sim pessoas amigáveis e educadas por aí, e acho que é assim em boa parte do planeta. Você pode estar visitando um lugar conhecido por sua excelência em bons modos e acabar dando de cara com a má educação em pessoa.

Pelo menos em Deli, acredito que varia muito de acordo com o lugar que você se encontra e a classe social do cidadão em questão (novamente, sem generalizações). A dica que dou é: continue sendo educado aonde quer que você esteja. Talvez o seu Olá mude o dia de uma pessoa, ou melhor ainda, talvez essa pessoa passe a dizer Olá por aí com mais frequência.

Seja a mudança que você quer ver no mundo” - Gandhi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...