sexta-feira, 17 de junho de 2016

Lotando uma van

O Holi é comemorado com a chegada do equinócio vernal, no Phalguna Purnima (lua cheia). A data do festival, que é determinada pelo calendário Hindu, varia de ano para ano e normalmente ocorre em março, por vezes, em fevereiro. O festival significa a vitória do bem sobre o mal, a chegada da primavera, fim do inverno, e para muitos um dia festivo para conhecer outras pessoas, brincar e rir, esquecer e perdoar, reparar relacionamentos quebrados, e também é celebrado como um agradecimento por uma boa colheita. 

Na quarta-feira, 23 de marco - o dia que antecedeu o feriado, tivemos uma comemoracao do Holi na empresa. Todos os funcionários foram convidados a ir até o terraco do prédio para festejar e dancar musicas ao som do Dhol. 

Além das várias tintas em pó coloridas que uns jogavam nos outros, também era possível encontrar uma mesa com refrigerantes e alguns salgados indianos. Provei um doce chamado Coconut Karanji, um pastel frito de coco que é feito especialmente na época do festival - tipo o panetone para o natal -, aprovado!

No dia seguinte, ocorreu um carnaval de cores a céu aberto. As pessoas saem para brincar e colorem os outros com tinta e pó e água colorida, com algumas pistolas de água e balões. Toda e qualquer pessoa é parte da brincadeira, amigo ou estranho, rico ou pobre, homem ou mulher, crianças e idosos. Me surpreendeu como as pessoas levam o Holi a sério por aqui.

Acordamos cedo e fomos para o terraco da vizinha brincar com as criancas. Ms Reekha havia comprado tintas, baloes, armas d'água e varios snacks. Brincamos por cerca de 3 horas, até ficarmos completamente sujos e molhados. Em seguida, por decreto, as meninas nao foram autorizadas a deixar o apartamento porque "as ruas ficam perigosas para meninas durante o Holi". Balela! Demos o nosso jeito para sneak off e 8 dos intercambistas saíram para rua comigo encontrar um grupo de indianos conhecidos de uma das alemas.

Sob um sol escaldante saímos andando sem rumo pela rua, colorindo os amigos e desejando Happy Holi para estranhos. A cidade estava parecendo o set the gravacao de the walking dead: quieta, deserta e sem transito. Nem de longe aquilo era a India! 

Ao voltar para casa a missao foi tomar banho. A tinta em pó que usamos, em especial a cor-de-rosa, leva em média 4-7 dias para sair da pele, principalmente se ela for feita com produtos artificiais. Resultado: depois do banho eu ainda roxo, tive que ir a uma festa a noite parecendo um telletubbie.

Depois do fim da festa nossa tarefa era achar um tuktuk que nos levasse para casa e cobrasse o mínimo por isso. Estávamos barganhando precos quando um motorista de uma van nos chamou e disse "350, come, come! I take all of you" em resposta eu disse "300!" e pronto, tinhamos achado nosso transporte.

Na van conseguimos acomodar umas 10, 11 pessoas onde normalmente cabem 4. Até as leis da física sao desafiadas aqui na India! Tipo coracao de mae mesmo, e com um preco que acho dificil conseguirmos novamente naquele horário. O motorista foi bem simpático (raridade) e até deu o número dele caso precisássemos de transporte futuramente.

Eu criei uma expectativa bem grande após ver fotos no google e ouvir relatos das pessoas locais, mas em minha opiniao o Holi deixou a desejar. (O que nao significa que eu nao me diverti!)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...